10 Livros para ler em 2012

Eis a minha lista de livros para ler este ano, 5 de ficção e 5 de não ficção:

1. A República (Platão)

Chegou a hora. Acho que já estou finalmente preparado para ler esta obra essencial da filosofia.

2. How Civilizations Die (David Goldman)

Trata-se de um dos assuntos que mais me interessam hoje em dia, a demografia e suas consequências para a humanidade. Acho que teremos sérios problemas daqui para frente pela recusa dos países desenvolvidos em se reproduzir; pelo menos ao nível mínimo. A crise na Europa é só o primeiro sintoma.

3. Maldita Guerra (Francisco Doratioto)

Passou da hora. Estou com esse livro na estante há dois anos. Nunca é demais ler sobre a Guerra do Paraguai.

4. O Caminho da Servidão (F. A. Hayek)

Um dos clássicos da literatura econômica liberal, e dos problemas de abrir mão da liberdade em favor do estado.

5. São Tomás de Aquino (G. K. Chesterton)

Alguém já disse que precisamos ler essa preciosidade do Chesterton porque não somos mais capazes de ler São Tomás. Para mim é motivo suficiente para colocar esta obra nesta lista.

6. David Copperfield (Charles Dickens)

Todo ano tem que ter um Dickens. É obrigatório.

7. Otelo (Shakespeare)

Uma das obras famosas da literatura que ainda não li. Passou da hora há muito tempo.

8. A Marquesa de O (Kleist)

Li sobre este livro em uma crítica de Francine Prose. Rohmer o filmou. Não preciso de outro motivo.

9. Os Miseráveis ( V Hugo)

Outro clássico.

10. O Mundo como Idéia (Bruno Tolentino)

Livro de poesia que Tolentino contrasta os dois mundos, o da nossas idéias e o real. O problema de tentar fazer o mundo caber em nossa idéia.

2 comentários sobre “10 Livros para ler em 2012

Deixe um comentário

