Nenhum lugar como o lar

No matter how dreary and grey our homes are, we people of flesh and blood would rather live there then in any other country, be it ever so beautiful. There is no place like home.

Alguns amigos me questionam porque eu não tenho nenhum desejo específico de sequer visitar o exterior, muito menos morar por lá. Tem um pouco dessa passagem do maravilhoso livro The Wonderful Wizard of Oz, de L. Frank Baum.

Não tem nada a ver com racionalidade. Não acho que o Brasil seja um país melhor do que qualquer outro, apenas me vejo com uma fidelidade a algo que não entendo mas que é muito forte, uma espécie de gratidão para com o local onde nasci.

Dizem que o nascimento de uma pessoa é fruto do azar. Ou sorte. Mas se isso vale para o país onde nascemos, vale também para a família, não é mesmo? Nascer em um país tem tanto de sorte quanto nascem na família Silva. Não por acaso Chesterton dizia que quem foge de seu país foge de sua família e quem foge da família foge da humanidade. Nossa família é uma amostra aleatória da humanidade, pois lá vamos encontrar todos os tipos humanos e pior, vamos ter que lidar com eles. O verdadeiro exercício da tolerância é conviver na própria família.

Quando se rejeita essa aleatoriedade para conviver em um ambiente que se escolheu, com as pessoas que selecionou, o resultado pode ser um mundo mais racional e agradável, mas um mundo mais artificial, uma amostra viciada.

Tudo isso se acreditarmos que nosso nascimento é fruto do acaso. Eu, de minha parte, acredito que existe uma razão para nascer em determinada família e em determinado país. E uma gratidão por tudo isso.

Um comentário sobre “Nenhum lugar como o lar

Deixe um comentário

