A internet e nosso cérebro

The Shallows

What the Internet is Doing to Our Brains

Nicholas Carr

 

Carr faz uma reflexão sobre as consequências que a utilização da internet pode ter para o funcionamento do nosso cérebro. Seguindo minha proposta de resumir alguns livros em 5 idéias, aqui vão:

  1. Os instrumentos que utilizamos para acessar e produzir informações não são apenas ferramentas, eles modelam a nossa própria forma de pensar
  2. Uma consequência evidente do uso contínuo da internet é a deficiência crescente em prestar atenção em uma única coisa por mais de alguns minutos.
  3. O cérebro humano não cessa de criar ligações entre seus neurônios desenvolvendo o que nós chamamos de inteligência.
  4. A internet fornece uma sobrecarga de informações, muitas delas inúteis, que sobrecarregam nossa capacidade processar essas informações e armazená-las corretamente em nossa memória. O resultado é que deixamos de memorizar como deveríamos as coisas importantes.
  5. O cérebro humano possui dois tipos de memória, uma de curta duração e uma de longa. Para que se passe uma informação da memória de curta duração para a de alta é preciso que o cérebro fixe a atenção nessa informação, justamente o que a internet evita. A memória é a base a inteligência.

Um bom livro que me despertou para muitas reflexões não só sobre a internet, mas sobre o efeito que ela tem sobre nós. Sempre disse que internet é apenas uma ferramenta que pode ser boa ou ruim dependendo do uso que fazemos dela. Agora percebo que o assunto é mais complexo do que parecia à primeira vista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s