A ciência provou…

Sempre que vejo uma reportagem ou leio uma notícia de que a ciência provou alguma coisa, sinto arrepios. Se não me engano, quando surgiu o que se chama de ciência moderna, uma de suas premissas é que não existiam verdades absolutas, apenas o conhecimento mais provável. O papel do cientista era justamente duvidar dessas verdades e investigar o assunto para ter um conhecimento melhor.

O que já era uma deformação do pensamento aristotélico de que a verdade é absoluta e real, o nosso conhecimento dela é que poderia ser sempre melhorado através da pesquisa.

Quando vejo a ciência de hoje, cheia de dogmas, parece-me que ela se tornou tudo que combativa no princípio. Na verdade isso não é novo, a própria ciência nasceu de 3 dogmas:

  1. vivemos em um universo racional;
  2. o universo pode ser expresso por leis matemáticas;
  3. a racionalidade do universo é um espelho da racionalidade do cérebro humano.

Poucos percebem como isso é essencialmente cristão. Não sei se já ouviram esses dogmas:

  1. Deus é onisciente, criou um mundo racional;
  2. Deus criou as leis que governam o universo;
  3. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança.

O cientista ateu tradicional é um religioso dogmático e não percebe isso. Na verdade ele apenas trocou o nome de Deus por outro: ciência, razão, acaso, pode escolher.

Um exemplo de dogma “científico” é a teoria da evolução. Tente colocar dúvidas à respeito! Será chamado de… de… herege! Nem vou falar da teoria da mudança climática provocada pelo homem. Já escutei muita gente boa falando que isso já está provado. Provado como? A ciência pode provar alguma coisa? No máximo ela reune evidências que um determinado recorte da realidade, escolhido pelo cientista, PARECE funcionar de tal maneira. Baseado nisso, por processo de indução, se deduz como funciona a realidade inteira. Chamar isso de prova científica parece uma loucura. E é.

Aliás, não faltam sacerdotes nessa ciência moderna! Quando se fala em ambientalismo então! Pior ainda são as ciências sociais! Aí a picaretagem não tem limites! Tem prêmio nobel de economia pagando cada mico!

Só sei de uma coisa. Toda vez que falam que cientistas provaram algo, meu desconfiômetro dispara na hora. Aí tem treta. E geralmente tem mesmo.

Coisa que  Aristóteles já tinha descoberto há mais de 2000 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s