Concurso público: para reflexão!

Eu ia falar do Concurso Público, mas deu um desânimo danado. Coloco apenas algumas questões para reflexão:

  1. Qual o impacto para um país de ter, na maioria dos casos, pessoas que escolheram o cargo que vão exercer, independente da profissão, pelo valor do salário na gestão e fiscalização dos recursos públicos?
  2. Qual o impacto para um país de ter uma massa de pessoas, geralmente recém formadas nas universidades, sem trabalhar e apenas estudando para um concurso que em média levarão 4 a 5 anos para passar?
  3. Qual o impacto para um país em ter uma massa de engenheiros, profissão de difícil formação, trabalhando como fiscais de renda, auditores, escrivães, secretários, etc? Como fica a capacidade de inovação de um país?
  4. Qual o impacto para um país de ter as pessoas mais capacitadas e mais inteligentes trabalhando em empregos públicos que apresentam baixo desafio e crescimento pessoal?
  5. Qual o impacto para um país de uma massa de pessoas escolhendo profissões e universidades pela facilidade e rapidez em obtenção de um diploma, qualquer um, apenas para poder fazer um concurso de nível universitário?
  6. Qual o impacto para um país de universidades estabelecendo currículos e critérios para melhorar o desempenho de seus ex-alunos em concursos públicos?
  7. Qual o impacto para um país de ter uma divisão na sociedade em que uma parte tem salários , estabilidade e planos de aposentadoria bem superiores à outra parte? E tudo baseado em um concurso!
  8. Qual o impacto para um país de basear todo o futuro profissional de uma pessoa em uma prova?
  9. Qual o impacto de um país em reforçar uma cultura de total aversão ao risco como base de atuação profissional?
  10. E por fim, qual é o retorno que a sociedade como um todo teve de um estado cada vez mais gigante e benevolente com seus funcionários, todos pagos com pesados impostos?
Para reflexão.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s