Coisas esquisitas em Brasília

De uns tempos para cá tenho notado algo curioso em Brasília: o fechamento de várias lojas, principalmente no setor de alimentação (restaurantes, lanchonetes, padarias, etc). Ao mesmo tempo, não sei se me engano, mas tenho a impressão que a frequencia nos outros estabelecimentos tem diminuído. Tudo bem que não saio tanto, mas foi essa a impressão que tive.

Considerando que Brasília é a maior renda per capta do país, esse fenômeno pode estar atingindo o que considero classe média alta, a mesma que o governo chama de ricos. Algumas informações desencontradas chegam de vários amigos:

  • muitos da elite do funcionalismo público se endividaram para comprar os super valorizados apartamentos de Brasília. Contavam com a farra de diárias para pagar as prestações com tranquilidade. Desde o ano passado o governo deu uma freada nesse tipo de despesa. Na prática, houve uma redução de salário para muita gente.
  • O grande crescimento do salário da alta burocracia ocorreu no período de 2006 a 2008. De lá para cá, as torneiras fecharam.
  • Os concursos públicos minguaram nesse período

Pode ser indicadores de uma forte retração de consumo desse segmento da sociedade. Se for assim, como ficam os demais segmentos?

E o preço dos imóveis de Brasília? Serão afetados?

Será só em Brasília?

Aguardemos os próximos meses…

Anúncios

Um comentário sobre “Coisas esquisitas em Brasília

  1. Fala Jota, essa sua reflexão tem fundamento, a bolha inflacionária do mercado imobiliário, principalmente em Brasília vai estourar. Vamos esperar os próximos capítulos…um abração do alvinho o sujo….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s