Estádios cada vez menores

ImagemNa última década um triste fenômeno acometeu a maioria dos times brasileiros, o de buscar os chamados calderões para mandar suas partidas. Inspirados no Boca e seu mítigo La Bombonera, muitos clubes, mesmo os de massa como o Corinthians, preferem jogar partidas decisivas em pequenos estádios com a torcida mais presente.

Acho um triste espetáculo que contrasta as grandes conquistas dos times brasileiros em torneios nacionais e internacionais em grandes arenas lotadas com gente literalmente saindo pelo ladrão. Basta lembrar que o Santos de Pelé preferiu jogar suas decisões de mundiais no Maracanã, o maior estádio do Brasil.

Hoje o Palmeiras anunciou que vai jogar a primeira partida da decisão da Libertadores em Barueri. Corinthians e Santos deixaram de lotar o Morumbi nas semi para jogar na Vila Belmiro e Pacaembu. O mesmo se deu com Vasco, que pelo menos não tinha opção do Maracanã, e Corinthians.

Há dois anos atrás louvei a atitude do Vasco de fazer seus jogos da Série B no Maracanã. O resultado foi fantástico. Jogos lotados, a mística de volta e um título comemorado como se fosse o brasileiro. Resgatou o orgulho vascaíno ferido pelo rebaixamento e colocouo time em um patamar que se mantém até hoje.

Sei dos custos dos grandes estádios, mas quando a espectativa é de lotar a coisa muda de figura. Será que o Palmeiras não consegue lotar o Morumbi para uma final de Libertadores? Duvido! Morumbi para o São Paulo é jogar em casa contra os outros paulistas? Só se for agora, pois durante toda sua história não foi assim. Corinthians, Palmeiras e Santos sempre jogaram no maior estádio paulista contra o tricolor como se fosse campo neutro.

O tamanho do espetáculo diminui os atores. Os clubes deveriam pensar nisso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s