Perguntas sobre a II Guerra Mundial

A opinião consensual sobre a II Guerra Mundial baseia-se em alguns pontos:

  1. Hitler estava movido pelo desejo de conquistar o tal “espaço vital” para o futuro de uma gloriosa Alemanha. Esse espaço vital era basicamente o centro da Europa e a Rússia européia. Com esse objetivo, iniciou a II Guerra Mundial.
  2. Sem opções depois do expurgo dos principais comandantes o Exército Soviético, Stalin viu-se obrigado a fazer um pacto de não agressão com Hitler para evitar uma guerra e ganhar tempo para se preparar para defender seu país.
  3. Em um gigantesco erro estratégico, Hitler invadiu a União Soviética abrindo duas frentes de combate, o que sepultou as chances de vitória.
  4. Mesmo assim, teria conseguido não fosse o terrível inverno de 41-42, que faria metade do trabalho para os soviéticos.
  5. Ao fim da Guerra, pode-se dizer que o grande vencedor na Europa foi Stalin. A União Soviética foi a única nação que terminou a Guerra maior do que iniciou, com anexações de territórios.

As perguntas que deixo para reflexão são:

  1. Hitler pode ter iniciado a II Guerra Mundial com a invasão da Polônia. Mas e se ele tivesse sido induzido a esse ato? E se outro ator tivesse conduzido a Alemanha a uma Guerra com a Europa?
  2. Onde e como Hitler teria preparado seu fabuloso Exército tendo contra si as restrições de Versalhes? Com que ajuda?
  3. Qual o verdadeiro papel no conflito do pacto entre Alemanha e URSS? Hitler teria invadido a Polônia sem ele?
  4. Hitler e os Alemães sabiam do problema de abrir duas frentes. Em diversas ocasiões deixaram claro que só poderiam atacar os soviéticos depois do fim da guerra com a Inglaterra. O que mudou? Por que embarcou os alemães em uma guerra praticamente suicida?
  5. Era próprio do regime soviético esconder os próprios erros e glorificar as vitórias. Por que então foram tão incisivos para gritar que seu Exército era despreparado e tinham sido pegos desprevinidos?
  6. Por que as tropas soviéticas estavam quase todas na linha de fronteira quando foram surpreendidas pelo ataque alemão?
  7. Por que o soviéticos tinham as melhores armas ofensivas da Europa e praticamente nenhuma capacidade de defesa?
  8. Por que uma semana depois da invasão alemã Stalin teria dito que o legado de Lenin estava perdido embora soubesse que no médio prazo venceria Hitler?
  9. E se toda a atuação da URSS, após a invasão, tenha na verdade sido uma imensa operação de redução de danos, incluindo a anexação do leste europeu?
  10. E se no fim de tudo, Hitler tivesse salvo a Europa?

Em breve algumas tentativas de respostas. E um hipótese plausível.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s