Como mudar o mundo

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos…

Romanos 12,2

 

A Bíblia não chama o livro sem motivos. Independente de religião, acredite no que quiser, a quantidade de ensinamentos sobre a condição humana que existem em suas páginas é inesgotável. Ainda não a li toda, tudo a seu tempo, como já dizia o Eclesiastes, mas o que li já é suficiente para colocá-la como um monumento de sabedoria.

Existe uma certa disposição de considerar o mundo um desastre. Um pensamento que surgiu, responsável por alguns milhões de mortos e as grandes tragédias do século XX, foi de consertar este mundo através da transformação das pessoas. Para que esse mundo mudasse, era preciso que as pessoas mudem. Quando pessoas com esse pensamento receberam poder suficiente para obrigar as pessoas a mudarem, o desastre se consumou. Essa é a história dos movimentos revolucionários, concentração de poder nas mãos de uns esclarecidos para criar o tal novo homem. Isso é a esquerda.

De outro lado, algumas pessoas se conformam com o mundo que existe. Normalmente são massa de manobra do primeiro grupo; por não acreditarem que esse mundo possa ser melhor do que é, não se interessam pela disputa de poder e deixa que os que se importam tomem as decisões. Nesse grupo se inclui os capitalistas, os libertários. Deixem que as coisas naturalmente se arranjem.

E o que diz O Livro? A mensagem é simples e profunda: não se conformai com este mundo, transformai-vos. Muita cabeça oca interpreta mensagens do cristianismo como uma antecipação do socialismo; já escutei argumento de professor meu que Jesus Cristo foi o primeiro socialista do mundo. Em certo sentido a mensagem até parece, mas o diabo está sempre no detalhe.

Paulo não disse “não se conformai com este mundo, transformai-o”, disse “transformai-vos”. Pois de “o” para “vos” a diferença é absurda e toda pregação comunista cai por terra. O cristianismo não diz que temos que transformar o mundo, diz que temos que nos transformar para que esse mundo se transforme. Esse é o caminho proposto por Jesus e não compreendido por muito. Acha que o mundo está ruim? Pois se transforme. Se você acha que não precisa se transformar, então tem um problema sério pois até os santos, principalmente os santos, achavam que tinham que se transformar.

Respeito o livre arbítrio das pessoas e trabalhe na sua própria melhoria íntima. Esse é mais do que um caminho, é o único caminho para criar o tal mundo maior. Por isso o socialismo nunca vai resolver os problemas que se propõe a resolver; por isso que o capitalismo jamais terá a eficiência que diz ser possível. Nem só de pão vive o homem. Esse outro pensamento basta para acabar com todo materialismo, essa sim é a verdadeira chaga da humanidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s