Papo com um Keynesiano

Ontem bati um bom papo com um economista da linka keynesiana. Sempre acho interessante conversar com quem tem idéias diferentes das minhas mas que procura colocar suas opiniões com argumentos e realmente escuta o que você tem a dizer. Realmente são essas discussões que nos fazem crescer e analisar nossas idéias.

Para ele, Keynes é o meio termo entre o socialismo e o liberalismo, uma espécie de centro do pensamento econômico. Socialismo do tipo stalinista, pois disse-me que Marx não era totalitário, pelo contrário, e estava certo na questão da luta de classes. Esse meu interlocutor é um burocrata político, ligado a um partido de social democracia, o que corresponde a quase todos no Brasil.

Foi interessante chegarmos a alguns acordos, ver nossas próprias contradições e buscar pontos de convergências.

Pena que esse  tipo de diálogo seja tão raro.

Normalmente as pessoas tem opiniões sobre os mais diversos assuntos, mas não possuem fundamento nenhum sobre essas opiniões. Aliás, é um característica do brasileiro ter muito mais opiniões do que horas de leitura. Justamente por causa disso o que se vê normalmente é a repetição de idéias escutadas por aí, verdadeiros dogmas.

Uma opinião tem o exato valor do trabalho que se teve para chegar nela. Uma opinião que surge num rompante, sem o mínimo de reflexão e estudo a respeito, vale quase nada. É puro chute.

Quantas pessoas vivem dando palpites econômicos sem nunca ter estudado um A de economia? Ficam repetindo o que leram na última coluna do Krugman ou da Mírian Leitão, quanto muito. Por vezes se baseiam em verdadeiros panfletos partidários. Uma lástima.

Essa é a rebelião das massas prevista por Ortega Y Gasset. Tem gente que entendeu massas como um sinônimo de povo. Leram e não entenderam nada. Essa massa pode ser qualquer um, rico ou pobre. E no caso do Brasil, qualquer um mesmo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s