Patriotismo do Banco do Brasil

A essa altura a situação de Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil está feia no julgamento do mensalão, que fica cada vez mais evidente que existiu _ é, parece que tem gente que ainda tinha dúvidas…

Engraçado que quando um grande executivo de um empresa privada pratica corrupção, um monte de miolo mole começa imediatamente a protestar. Estão vendo? É o capitalismo! A ganância do empresário! Logo se organiza uma manifestação, algumas mulheres de peito de fora (é a moda agora), e os desocupados de sempre ficam torcendo por algum confronto com a polícia para guardar de recordação.

E quando um alto burocrata aparece com a mão na bufunfa? Silêncio. Se duvidar aparece alguém para dizer que o Banco do Brasil, o banco de todos os brasileiros, é uma empresa de economia mista. Pizzolato deve ser da banda privada do banco.

Isso é doença. Não se trata de um caso isolado. Estatais e empresas públicas são utilizadas constantemente para fazer dinheiro para partidos políticos e seus interesses e praticamente ninguem diz nada. Cadê a manchete “Banco do Brasil foi utilizado para desviar recursos públicos para o PT”? Alguém viu em algum lugar? No máximo colocam no fundo da página que Henrique Pizzolato, EX- diretor do BB está sendo condenado no mensalão. Parece até que o Banco do Brasil não teve nada a ver com a estória. Afinal, defender o banco é… nacionalismo!

Onde estourou o mensalão? No correios! Qual banco violou o sigilo do caseiro? Caixa Econômica! Qual estatal está dando prejuízo para uma montanha de acionistas por ser utilizada como instrumento político? Petrobrás! Curioso que os que costumam encher a boca para condenar os políticos são os que defendem que as empresas nacionais devem estar nas mãos… dos políticos!

Edmund Burke estava certo: o nacionalismo é o último refúgio do canalha.

Por essas e outras que dez anos atrás tirei minha conta do Banco do Brasil. E nunca abasteço em posto da Petrobrás. Sigo um preceito defendido por Bento XVI ainda quando era cardeal: toda decisão econômica tem um fundo moral. Como considero imoral dar dinheiro para corrupção, fico longe dessa gente.

Simples assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s