Um nome a ser resgatado

Lições de Corção

Marta Braga

 

É interessante que talvez o curso que talvez tenha tido maior impacto em minha vida foi um curso livre, sem valor acadêmico, de filosofia do homem. Aconteceu na época em que eu fazia mestrado em engenharia de transportes e de certa forma mudou a forma com que me relacionava com a cultura. De duração de um ano, o curso tinha duas horas semanais; uma iniciativa de um professor de mecânica, apaixonado por filosofia.

A lista de leitura que montei na época, a relação de autores que conheci no curso, são meus companheiros já há 5 anos. Volta e meia volta a minhas anotações e a apostila do curso por indicação de mais leituras. O curso foi um imenso índice para entrada em uma vida de cultura superior, coisa que nenhuma universidade meu deu até hoje. Dá para refletir um pouco sobre o ensino acadêmico, não?

Um dos autores que escutei falar a primeira vez nesse curso foi Gustavo Corção. Chamou-me atenção o fato de ter sido professor do IME e ser completamente desconhecido nessa mesma instituição. Naquele momento, representava para mim um homem de ciências que tardiamente decidira penetrar no vasto mundo da filosofia; justamente o que eu começava a fazer. Neste sentido, tinha nele um protótipo.

Li vários de seus livros e considero-o um dos melhores, se não o melhor, prosador do nosso país. Que figura! Que cultura! Que clarea! Gustavo Corção foi sem dúvida um dos nossos maiores pensadores e seu único romance, Lições de Abismo, digno de figurar na lista dos maiores da lingua portuguesa.

Marta braga nos apresenta essa pequena biografia de Gustavo Corção, fruto de sua tese de doutorado (que algumas vezes serve para alguma coisa!), apresentando o escritor para as novas gerações. Retratando-o desde a infância, suas tentações materialistas da juventude, o mergulho na técnica, a conversão ao catolicismo e o novo mergulho, agora na filosofia e teologia, sua atuação pública, a partir do Centro Don Vital, suas obras e sua partida deste mundo, no ano do início do papado de João Paulo II.

Acima de tudo, Corção era um homem profundamente interessado na natureza humana e sua relação com o mundo. Sua mente era de uma clareza chestertoniana; seu raciocínio, rápido e criativo. Para ele, a questão da verdade era fundamental:

O desprezo pela verdade, eis o nome do maior veneno do mundo.

Infelizmente, Corção foi escondido, esse é o termo, pela nova elite cultural que surgiu com o fim do regime militar. Tinha dois pecados, era um católico sincero e um conservador, um verdadeiro homem de direita. Na verdade, não precisou nem do fim do regime, o que mostra que a esquerda tinha vencido a guerra cultural ainda no tempo dos generais, que nunca se interessaram por essa parte. Esse livro de Marta Braga talvez seja a única coisa sobre Corcão que tenha sido publicado nas últimas décadas. As últimas edições de seus livros são de mais de 20, talvez 30 anos!

Por mais que se discorde das idéias de um autor, não se pode ignorá-lo desta forma, ainda mais quando foi um dos maiores ensaistas de seu tempo. Um homem que conseguiu ser elogiado por gente como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Nelson Rodrigues, Oswald de Andrade, os próprios Papas, não pode ser esquecido dessa maneira de jeito nenhum. Urge uma reedição de sua obras e uma apresentação para nossa sociedade. Ele faz parte de nossa cultura, queiram ou não.

Parabéns a Marta Braga pelo feliz livro e a contribuição para um possível resgate de um grande mestre. Salve Corção!

Para o individualista, o casamento é o epílogo de uma história de amor; para nós, é o prólogo de uma história de amor. No primeiro caso, o amor é exigente e se acerca do guichê nucpcial para receber os juros; no segundo caso, o amor é paciente e fecundo, e não procura o seu próprio interesse. (Gustavo Corção, Claro Escuro)

Deixe um comentário