Um filme e a revolta no Oriente Médio

Tem textos que temos que ter muito cuidado ao escrever, principalmente no que se refere à clareza. Quando se trata de religião, a coisa complica ainda mais, principalmente quando o islã entra na equação.

A leitura mais fácil e errada de se fazer dos acontecimentos recentes é que se trata de uma reação ao filme feito nos Estados Unidos. Por que errada? Por que parte do princípio, tão caro a muito progressista, que os radicais muçulmanos apenas reagem ao Ocidente. Caso os ocidentais ficassem quietos eles viveriam em paz com o mundo. Haja ingenuidade!

Cada vez menos eu acredito em conflitos religiosos. O que percebo na região é o velho conflito por terra e poder. A religião é apenas o pretexto para atos maléficos, uma justificativa para o uso do terrorismo como arma de guerra. Não fosse o filme, seria outro, como o Alcorão queimado algum tempo atrás.

O Ocidente precisa tomar uma decisão. Ou o direito de livre expressão é uma conquista ou não. Pessoas não pode pagar com a vida pela indecisão sobre esse assunto. Engraçado que os mesmos que condenam o filme, aplaudem desfile de gays vestidos como santos católicos. Ou alguma ” artista ” de NY que considera arte urinar sobre um crucifixo. Será que não percebem a contradição? Quer dizer que uma religião só pode ser respeitada se alguns radicais começarem a matar gente? Qual a mensagem que passam para esses loucos? Que quanto maior o radicalismo maior o respeito e o medo?

Já pararam para pensar que é justamente a fraqueza em defender os próprios ideais que mais irrita os loucos? Está na hora do ocidente como um todo defender seus princípios mais caros. Caso contrário, terminarão sem eles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s