O caminho para a falsidade

Ensina Aristóteles em Retórica, que uma pessoa só comunica um juízo falso, um erro, em uma das seguintes situações:

  1. Quando falta o bom senso: neste caso a pessoa realmente se engana sobre o que seja a verdade, ou seja, está de boa fé mas desconhece a verdade.
  2. Quando falta a ética moral: a pessoa sabe qual é a verdade, mas por alguma conveniência deixa de comunicar o que sabe. Em outras palavras, mente deliberadamente.
  3. Quando falta a boa vontade: a pessoa tem o bom senso para saber a verdade, mas por não querer desagradar ou entrar em polêmicas prefere silenciar, deixando de comunicar o que realmente sabe.

Analisando o mensalão, depois de tudo que já veio à tona, não há como alguém defender seus participantes baseado na primeira situação. Não há falta de bom senso que justifique não saber o que aconteceu. Não há como defender o que aconteceu baseado na boa fé.

Portanto, quem está defendendo Ali Babá e sua turma pode escolher entre a opção 2 ou 3. Não há escapatória.

Na verdade, Aristóteles não considerou uma quarta possibilidade, uma que ganhou grande força no pensamento de esquerda, herdando o conceito de Maquiavel, embora destorcido. Talvez Aristóteles tenha até considerado, mas não acreditou que fosse possível. Trata-se da pessoa saber a verdade, admitir a verdade mas considerá-lo como exemplo de virtude. Uma derivação de Maquiavel. No fundo, a esquerda escocesa sabe o que aconteceu, e até admite!, mas ressalta que trata-se apenas de uma arma política como qualquer outra pois tudo se destinava a construir um Brasil melhor.

Contra esses, recorro novamente a Aristóteles, e São Tomás de Aquino, uma ação para ser boa tem que ser boa nos propósitos e nos meios. O fim não justificam os meios.

Não discuto mensalão. A verdade se impõe por si só. Não é preciso provar que existiu, salvo no julgamento formal. É preciso apenas que se aceite e entenda que nada justifica utilizar dinheiro público, ou seja do contribuinte, para comprar apoio político.

Você já aceitou a verdade?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s