Custos de burocracia em um país cartorial

Acabo de descobrir que para tirar minha permissão internacional para dirigir (PID) tenho que entrar com documentação no DETRAN da minha CNH; no caso, Rio de Janeiro. Para quem mora em Brasília, um aborrecimento e tanto.

Pior, a documentação que tenho que apresentar é cópia e original da CNH e da carteira de identidade. Alguém consegue me explicar porque tenho que entrar no DETRAN com cópia de minha CNH emitida pelo próprio DETRAN? E com a identidade sendo que a CNH com foto já é uma identidade?

Pensando em cada pessoa que tem que fazer isso, quanto custa para o país essa burrocracia? Não é à toa que um dos melhores negócios do Brasil é ter um cartório!

Pior que se tiver que apresentar o original da minha CNH vou ter que simplesmente ir ao Rio para resolver o problema. Ou enviar minha CNH pelo correio para alguém entrar com a documentação no DETRAN. 

Lamentável.

Um comentário sobre “Custos de burocracia em um país cartorial

  1. Fica a dica de quem já fez a BESTEIRA de gastar dinheiro e tempo com isso. Nos USA (e arrisco a dizer que no resto do mundo)… a sua carteira de motorista, emitida no Brasil e dentro da validade, é aceita.
    No stress.

Deixe um comentário

