A Outra Volta do Parafuso (Henry james)

Poder da Imaginação

Uma jovem perceptora é contratada para educar uma menina, Flora, em uma casa antiga no interior da Inglaterra, Bly. O nobre que a contrata, tio da menina,  estabelece uma condição, ela nunca deveria procurá-lo, teria carta branca para resolver qualquer problema. A menina tem um irmão, Miles, que estava em um colégio interno, mas que chega à casa após ser expulso, precedido de uma enigmática carta.

Na verdade a estória é uma narrativa dentro de uma narrativa; ou melhor, uma narrativa em três níveis. Começa com um narrador não identificado que conta uma reunião de amigos, na época de natal, para escutar estórias de fantasmas; depois um dos amigos, Douglas, começa a narrar uma estranha estória que teve conhecimento; finalmente, ele começa a ler um manuscrito que teria sido escrito pela perceptora.

Desta forma o leitor é levado gradualmente para dentro do universo fantástico da novela de James. A perceptora começa a ver dois fantasmas, de alguma forma ligados aos dois meninos, e passa a tentar protegê-los das estranhas aparições. O que eles queriam com os meninos? Como ela poderia evitar a nefasta ação sobre eles? O que realmente estava vendo?

Mais não falarei neste post; recomendo que leiam o livro. É uma legítima obra de arte. Henry James usa os recursos narrativos com maestria, nos envolvendo completamente na estória. Além das caixas chinesas (narrativas dentro de narrativas), destaca-se o uso do dado escondido, algo que o autor tenta esconder do leitor gerando um efeito ambíguo na estória que nos deleita até hoje, fonte de inúmeros estudos acadêmicos.

Algumas pessoas acham que apenas o uso de imagens, como no cinema, pode gerar uma estória assustadora; desprezam o poder de nossa imaginação. O texto de James é tão brilhante e envolvente que nos coloca dentro da atmosfera soturna de Bly e sim, causa medo. E como. A imaginação é capaz de nos levar a lugares que a mera imagem jamais conseguirá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s