Carmen (Bizet)

Falsa Liberdade

 

Mqdefault

Depois de assistir minha primeira ópera, A Flauta Mágica, por sugestão de meu cunhado, engatei a segunda, Carmen. Composta pelo francês Georges Bizet, libretto de Meihac e Halévy, a ópera se passa na Espanha e trata da estória de uma cigana que depois de conquistar o coração de um soldado, Don José, o troca por um famoso toureiro, Escamillo.(1) 

Carmen encarna o amor livre, que se recusa a qualquer sujeição. Depois de fazer com que Don José deixa para trás tudo que lhe era importante, ela perde o interesse por ele, talvez para preservar sua liberdade. O que Carmen não percebe é que a total liberdade é uma prisão que construímos para nós mesmos. A verdadeira liberdade também é a liberdade de se sujeitar e nem por isso somos mesmos livres por causa disso.

L’amour est un oiseau rebelleque

nul ne peut apprivoiser,

et c’est bien en vain qu’on l’appelle,

s’il lui convient de refuser.(2)

 O amor de Carmen é exigente, não aceita menos do que tudo. É o que Don José termina por lhe entregar, não percebendo que o amor nunca pode ser uma rendição, um abandono de tudo que nos é precioso. O simples fato da cigana exigir isso dele já deveria levá-lo a desconfiar da verdadeira natureza do amor que ela dizia professar. 

A música de Bizet é maravilhosa. A primeira ária que Carmen canta, L’amour est un oiseau rebelle, é uma beleza que conjuga canto e uma inspirada orquestração de pausas significativas, além de um coro inesquecível. Destaque também para o tema de Escamillo, um dos mais famosos da ópera. Gostei também especialmente do dueto de Don José e Escamillo e do grande final.

 
 


(1) A versão que assisti foi a do Metropolitan House (1987) com Anges Baltsa e José Carreras.

(2) O amor é um pássaro rebelde

que ninguém consegue domar,

e você pode chamá-lo (embora isto seja) um tanto em vão,

porque convém a ele se recusar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s