Tutores literários

O mundo da literatura é tão vasto que aquele que resolve abraçá-lo fica perdido, imerso na agonia de conseguir ler apenas uma fração de todos os textos disponíveis. Invariavelmente se pergunta onde começar ou qual livro ler a seguir.

Graças a Deus tenho bons professores, que me passam dicas preciosas do que ler a seguir. Aliás, eles são tão bons que suas dicas estão disponíveis para quem quiser. Apresento meus tutores de literatura.

a) Mário Vargas Llosa – Principalmente através de duas obras: ” A verdade das Mentiras” e “Cartas a um Jovem Escritor“. No primeiro livro, ele analisa diversos romances modernos. Foi com esta obra que aprendi que um bom livro tem diversas camadas de significados. Lembro que quando li o ensaio sobre Morte em Veneza descobri o quanto minha leitura tinha sido preguiçosa e pobre; um universo de significados tinha escapada totalmente à minha percepção. No segundo livro, Mario Vargas exemplifica as diversas técnicas narrativas através dos romances e contos clássicos da literatura. A partir destes dois livros, montei uma lista para seguir, meu guia para me orientar no universo de possibilidades.

O único problema é que tenho que lidar com o fato de já ter uma opinião sobre o livro antes de lê-los. Por causa disso, só leio o livro depois de esquecer da análise de Mario Vargas sobre a obra em questão.

Outra dica preciosa são dos romances latino-americanos, coisa difícil de obter de outras fontes.

A Mario Vargas agradeço as dicas que me levaram a ler Enquanto Agonizo (Faulkner), A Outra Volta do Parafuso (James), O Estrangeiro (Camus), O Lobo da Estepe (Hesse), O Reino Deste Mundo (Carpentier) e os contos de Jorge Luis Borges.

b) Charles Von Duren – Ainda estou lendo A Joy of Reading, um excelente guia para 189 autores que não podemos deixar de ler e suas principais obras.  O livro tem a felicidade de realmente despertar o interesse para ler as obras citadas, além de ter uma lista de leitura para dez anos.

Graças a ele me animei para ler A Ilíada e Odisséia, as peças de Ésquilo e as peças modernas de Moliére e Samul Becket.

c) Olavo de Carvalho – Digam o que quiserem do cara, mas ele tem muito bom gosto! Dele tirei também a idéia de ter um lista de livros permanente. Agradeço particularmente as dicas dos livros de Lima Barreto.

Lista livros
Minha lista de livros

d) João Pereira Coutinho – O português, melhor crítico da cultura atual, é meu principal guia para o que está sendo produzido  mais recentemente, além dos clássicos. Saindo um pouco dos romances, tenho uma dívida por dicas de obras de análise literária, biografias e reflexões atuais.

Foi a partir dele que cheguei a Evelyn Waugh, um escritor quase abandonado pela crítica mundial, e em Philiph Roth.

e) Roberto Gurgel – Foi através de Olavão que cheguei a esse crítico paranaense, também com excelente dicas. Gurgel foge do lugar comum de ficar bajulando os monstros sagrados brasileiros e faz uma crítica séria as obras do nosso canône. Um exemplo é o picadinho que faz das principais obras de José Alencar e os diversos reparos que faz a Dom Casmurro.

Acabou de publicar um livro de análise que já está originando um novo acréscimo à minha lista de livros, desta vez com obras brasileiras como Lucíola de José Alencar.

f) Thomans Mann – Meu guia para a literatura alemã e contos de Dostoievski. Só por causa dele chegaria em uma peça, e que peça!, de Gotthold Lessing, Emília Galotti.

Estes são meus tutores literários principais. Há outros evidentemente, mas com certeza só das dicas desses que citei já dá uma boa lista. Boa leitura!

Um comentário sobre “Tutores literários

Deixe um comentário

