Uma interessante descrição

Uma das metas de leitura que me coloquei para este 2012 era ler um livro sobre um autor de cujas idéias não concordo. Vamos de Karl Marx então! Escolhi O 18 Brumário de Luís Bonaparte, aquele que ele tornou famosa a frase de Engels em que os grandes acontecimentos da história acontece duas vezes  e acrescentou “a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”.

O último capítulo é o mais interessante pois descreve o regime implantado pelo sobrinho de Napoleão. Prestem atenção ao que Marx escreve, voltarei ao tema depois.

É preciso dar trabalho ao povo. Obras púbicas são iniciadas. Mas as obras públicas aumentam os encargos do povo no que diz respeito a impostos.

 

Diante da burguesia Bonaparte se considera ao mesmo tempo representante dos camponeses e do povo em geral, que deseja tornar as classes mais baixas do povo felizes dentro da estrutura da sociedade burguesa.

 

A indústria e o comércio, e, portanto, os negócios da classe média, deverão prosperar em estilo de estufa sob o governo forte.

 

Os camponeses têm que ser auxiliados. Bancos hipotecários que facilitam o seu endividamento e aceleram a concentração da propriedade.

 

Bonaparte gostaria de aparecer como o benfeitor patriarcal de todas as classes. Mas não pode dar a uma classe sem tirar de outra.

 

Todo posto do exército ou na máquina do Estado converte-se em meio de suborno.

e a melhor de todas

Um bando de patifes abre caminho para si na corte, nos ministérios, nos altos postos do governo e do exército, uma malta cujos melhores elementos, é preciso que se diga, ninguém sabe de onde vieram, uma bohéme barulhenta, desmoralizada e rapace, que se enfia nas túnicas guarnecidas de alamares com a mesma dignidade grotesca dos altos dignatários de Soulouque.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s