Um recado sobre tolerância

Se você não concorda com o posicionamento de determinada pessoa sobre algum assunto, não a condene. Antes de mais nada compreendê-la, será melhor para você.

Diante de uma opinião que lhe cause espanto, pare um pouco e se faça algumas perguntas:

– por que me espanto com essa opinião?

– o que exatamente essa pessoa acredita?

– quais são as razões que levam esta pessoa a ter esta opinião?

– essas razões são válidas parcialmente ou no todo?

– se não são válidas, por que?

– o que posso aproveitar desta opinião? Em que esta pessoa pode ter razão?

– qual o grau de confiança nas minhas próprias concepções? Eu acho que é verdade, eu acho que é provável, eu acho que é possível ou tenho sérias dúvidas?

– em que posso melhorar minha própria opinião em confronto dom essa idéia contrária?

– ok, continuo achando que estou certo. Isso significa que esta pessoa não tenha razões válidas para discordar?

Se fizermos isso sempre, e não é fácil, teremos mais chances de evitar um dos grandes erros do espírito, achar que somos melhores do que o outro por causa de uma opinião. É o orgulho falando, não escute. No máximo podemos estar mais certo sobre determinado assunto, o que está longe de significar que estejamos totalmente certos ou que esta pessoa nos seja inferior.

Pense nisso.

Deixe um comentário

