Começam as despedidas

Hoje termina mais um círculo em minha vida. Daqui a pouco estarei me despedindo dos meus colegas na Diretoria e passando a me dedicar integralmente à minha mudança para os Estados Unidos. Vida que segue.

Foram dois excelentes anos. Tive oportunidade de participar de alguns estudos importantes, ser chefe por um tempo, fazer um MBA em Governança Corporativa e tentar ajudar na medida do possível. Tive a sorte de trabalhar em uma seção que sempre funcionou como uma equipe e aí tudo fica mais fácil.

O grande problema em nossa estrutura administrativa é que estamos sempre apagando incêndios. O presente nos consome muito, praticamente todo nosso tempo. O resultado é que nossa capacidade de inovar, de ser pró-ativos, de realmente planejar com método fica muito limitada, o que resulta em mais incêndios para apagar no ano seguinte. Acabamos ficando muito bons nos processos existentes pois os repetimos à exaustão, mas poucas vezes conseguimos mapeá-los corretamente, analisá-los e modificá-los. Muito menos pensar se realmente um determinado processo é necessário ou não. Com certeza já foi um dia, mas as situações mudam, não podemos fazer sempre a mesma coisa para lidar com diferentes problemas.

Estudando um pouco de cultura e gestão organizacional verifica-se que este dilema entre execução e planejamento, manter ou mudar, presente e futuro, não é exclusivo nosso. Foi e é um dos problemas cruciais da adminstração moderna e enfrentamos o problema de ser uma instituição grande e perene, o que resulta em uma cultura tradicional muito forte, resiste a mudanças.

Enfim, existe um espaço muito grande para nos tornar mais efetivos, mas alguns paradigmas precisam ser quebrados. E de certa forma estão. Fazer parte de uma estrutura em transformação é um bom desafio para enfrentar pois nos faz ter os olhos para o futuro e isso é muito bom. 

Pois hoje estou fechando mais uma etapa e daqui a pouco estarei me despedindo do pessoal com quem tive prazer de trabalhar por dois anos. É a segunda vez que me despeço na Diretoria.

Diz um antigo ditado chinês que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Mas se cair, prepare-se para a terceira!

Deixe um comentário

