Homem Massa e Israel

Ortega Y Gasset alertou em seu fundamental A Rebelião das Massas sobre os perigos do novo homem que dominaria a sociedade a partir do século XX, o homem massa. Trata-se do homem médio, que se confunde com a própria idéia da massa, que é incapaz de um esforço para elevar-se acima do nível  dos demais. Possui opinião sobre tudo, mas não se dedica um minuto sequer a formar esta opinião. Vive de um pequeno conjuntos de idéias pré-estabelecidas, um núcleo de pensamentos enraizados e sai palpitando como se fosse um conhecedor profundo. Ortega não viu a internet para ver o efeito nefasto deste tipo humano se espalhar pela humanidade.

Um grande exemplo é novamente o conflito entre Israel e palestinos na Faixa de Gaza. O que tem de opinião idiota, sem a menor sustentação, circulando nos blogs e até nos jornais é motivo para um estudo profundo, de patologia. Quantos se deram ao trabalho para dar uma estudada no assunto antes de começar a falar besteira? Pior, acham que é possível saber o que realmente está se passando através da mídia, ou seja, de jornalistas homem massa como ele! É o famoso cego guiando outro cego.

Eu fiz uma pesquisa hoje e comecei a escrever um resumo de como chegamos ao ponto em que estamos hoje. Quer saber? Não vou dar mastigado não, quem quiser que pesquisa. A opção de ser um homem massa é de cada um. Quem quiser que banque o idiota sozinho. Só deixo algumas dicas para se balizar no estudo:

– A quem pertencia a Palestina em 1947?

– E antes disso?

– Quem foi Mohammad Amin Al-Hussein? O que aconteceu com os árabes moderados que vivem na Palestina na década de 40?

– Quem vivia na palestina em 1947?

– O que a ONU efetivamente resolveu em 1948?

– Quando a faixa de Gaza foi ocupada por Israel. Por que?

– O que foi oferecido a Arafat em 2000?

– Como surgiu o Hamas? O que aconteceu com a OLP?

– O que quer o Hamas?

Procurem as respostas para estar perguntas e talvez compartilhem das minhas dúvidas, preferindo o silêncio do que dizer bobagens.

Boa sorte!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s