La Classe de Danse (Degas)

Degas classe danse

Na sala da diretora da escola das minhas filhas tem uma reprodução deste quadro de Degas, pintado entre 1873 e 1875. Provavelmente por retratar um processo educativo, que vale tanto para o balé como para a maioria das experiências de ensino.

Observa-se um velho mestre no centro da tela enquanto as bailarinas praticam ao seu redor. A uma mistura de ordem com uma certa anarquia, pois as alunas tomam diferentes posições. Uma delas, sentada sobre o piano ou uma mesa, tem uma atitude meio que de deboche. Ao seu lado uma outra me parece indiferente. Ou seja, uma sala de aula em qualquer lugar, a qualquer tempo.

A pedagogia moderna, pelo menos que se tenta aplicar no Brasil, fala do tal aluno no centro do processo de aprendizado. Toda minha larga experiência como aluno, e minha curta como professor, me colocou em condições de criticar este pressuposto, como já tratei aqui.

A tela está em exposição no Musée d’Orsay, em Paris

Deixe um comentário

