Sobre a Kiss

Para variar, Reinaldo Azevedo tocou no ponto certo.

Sim, o alvará dos bombeiros estava vencido desde outubro do ano passado. Só que nada mudou na boate de outubro para cá não é mesmo? Em outras palavras, até outubro o poder público não via nada de errado em uma boate que abriga 2000 pessoas com uma única saída de mergência. Coloco novamente a pergunta que fiz para alguns amigos: a Kiss é uma exceção no Brasil ou a regra?

Não estou aqui querendo livrar a cara dos donos da boate e da IMBECILIDADE da banda que resolver usar artefatos pirotécnicos em um ambiente fechado. Todos devem ser responsabilizados nos TERMOS DA LEI.

Mas o poder público será responsabilizado? Ou a licença vencida o exime completamente? Lembro que o tal do reverso livrou toda a diretoria IRRESPONSÁVEL da ANAC, e seus padrinhos políticos (né Dirceu?) da responsabilidade pelas mortos no acidente da TAM.

Já vejo um movimento para responsabilizar a boate como única protagonista deste acidente terrível. O negócio é jogar os holofotes para os donos e a banda que tudo fica bem. Logo a populança esquece e tudo segue normal; até o próximo acidente.

Volto à pergunta: a Kiss é uma exceção no Brasil? Já rodei algumas boates pelo país à fora e pelo que vi, não. É bom os frequentadores de boate prestarem bem atenção no que aconteceu e começarem a reparar nas condições de segurança das casas que frequentam. É segura? Tem boas saídas de emergência? Não? É bom fazer sua parte e começar a exigir segurança a começar por deixar de frequentar a casa, explicando bem o motivo. Em mesmo nunca prestei muita atenção nestas coisas, mas agora ficou bem evidente o que pode acontecer, não é? É bom pensar bem antes de se colocar em uma situação de risco. Também temos nossas responsabilidades individuais.

Infelizmente vejo pouca chance do acidente servir como ponto partida para uma reestruturação de como tratamos as questões de segurança no Brasil, em todos os seus aspectos. Vai acabar com alguma responsabilização individual, pelo menos enquanto der mídia, e tudo seguirá como antes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s