Rough and Ready (1971) – Jeff Beck Group

Jeff_Beck-Rough_and_ReadyA primeira versão do Jeff Beck Group não resistiu à disputa de egos entre o guitarrista e Rod Stewart, que partiu levando Ron Wood para o Faces. Para piorar, Beck teve uma acidente de carro que o deixou um tempo de molho.

Quase dois anos depois, o genial guitarrista voltava com uma banda formada pelo vocalista Bobby Tench, o baixista Clive Chaman, Max Midleton no piano e um gênio que surgia, o baterista Cozy Powell.

O novo trabalho trazia mais influência da música negra americana, com influências de jazz, soul e R & B. O resultado foi uma verdadeira pérola.

O disco começa com Got the Feeling. Guitarra com swing, grande refrão, solo de piano e guitarra, bateria quebrada. Melódica, com o feeling que o título promete. Depois vem Situation, com um raro tema político questionando a contradição da guerra com o fim que supostamente almeja, a paz. Clima mais soturna e com um show a parte de Powell.

Short Business é Beck no velho estilo, rock de primeira, com muita distorção na guitarra. O Lado 1 termina com Max Tune, uma instrumental que combina o piano melódico de Max com a guitarra suave de Beck, mostrando o que os guitarristas modernos perderam ao trocar a melodia pela velocidade.

I’ve Been Used aborda o abandono, da efemeridade de um romance. Baixo distorcido, leve balanço soul. New Ways Train Train é uma excelente canção de rock, com todos os elementos do estilo. Destaque novamente para Powell e um riff de guitarra de Beck que tem sua assinatura.

O disco termina com Jody, um falso baladão conduzido pelo baixo e piano, caindo no jazz-rock. As notas caem todas no lugar certo, sem exageros e o vocal negro de Tench.

p

O disco inteiro é excelente. A banda se mostrava bem coesa e inspirada para pouco tempo junta. Um dos grandes discos da carreira de Jeff Beck.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s