Filmes históricos

Aproveitando o filme do Lincoln, uma palavrinha rápida sobre obras artísticas de fundo histórico.

Existe muita crítica sobre a veracidade de um livro ou filme histórico. Acho isso uma bobagem. O valor artístico de uma obra de ficção, por mais que se baseie em fatos reais, está em si própria e não se é fiel ou não a um determinado acontecimento ou outra obra de ficção. Quando analisei o filme Lincoln, tratai do Lincoln que está no filme, conforme retratado por Spielberg e não com o Lincoln real, o que está nos livros históricos. Que também não é exatamente o Lincoln real, mas isso é outra estória.

Claro que pode haver um interesse em contrastar um filme histórico com o que se sabe sobre o acontecimento, mas isso não tem nada a ver com a obra como arte. O filme Olga, baseado no livro de mesmo nome, por exemplo, é muito pouco fiel à personagem histórica Olga, uma agente soviética que veio casada com Prestes como missão do governo soviético. Assim como o Che, o açougueiro, tem muito pouco a ver com um simpático motociclista que atravessa a América.

O mesmo vale para as obras de adaptação da literatura. Já passei da fase de ficar apontando os erros da adpatação. Isso simplesmente não existe. O que existe são escolhas do diretor, o que vai para as telas ou não. Um filme adaptado fielmente da literatura fica maçante pois são duas linguagens diferentes. Por isso o nome adaptação. 

Quem quer saber do Lincoln real, procure os livros de história. De preferências vários com diferentes visões sobre ele. É o máximo que pode chegar no que foi o verdadeiro Lincoln. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s