O fascínio do americano por crimes

Está em todas as redes de televisão e nas primeiras páginas dos jornais a fiança concedida o corredor sul-africano Oscar Pistorius. No dia dos namorados ele atirou na namorada, a modelo Reeva Steenkamp. Alega que ouviu barulhos no banheiro e achou que se tratava de um invasor, esquecendo que a namorada estava com ele no quarto.

Existe muita discussão se esta fiança está sendo concedida por causa de sua fama ou mesmo da sua condição de bi-amputado. O próprio juiz do caso, ao conceder a fiança, afirmou que estas duas condições eram uma garantia a mais para evitar sua fuga do país. Fica a questão se estes fatores podem ser considerados na hora de conceder uma fiança ou não. E se fosse o contrário? Se o acusado fosse uma pessoa comum, de traços comuns, então teria a fiança negada?

De qualquer forma, o que mais me chamou a atenção foi que todas as redes hoje davam destaque à mesma notícia e durante todo o tempo que corri na esteira, uns 45 minutos, só passaram isso. Será que um caso de assassinato envolvendo um famoso corredor, na África do Sul, merece tanta atenção assim da mídia?

Lembrei que em todas as livrarias que fui, da menor à maior, existe uma seção chamada “real crimes”. Existem toneladas de livros lançados sobre crimes, famosos ou não, que ocorreram no país. Aparentemente boa parte dos americanos é vidrado no assunto. Existem tv show só sobre isso, séries e filmes de tribunais, até mesmo reality shows! Os grandes criminosos são famosos e por vezes possuem até fãs.

Acho muito estranho esta fascínio e não possuo nenhuma idéia ainda sobre o assunto. Fica para reflexão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s