Poesia na Lorelei Books

Uma das coisas interessantes aqui em Vicksburg é conhecer o comércio familiar, aqueles pequenos negócios que o próprio dono toca diretamente, inclusive fazendo o atendimento. Um desses lugares é a Lorelei Books, uma pequena e simpática livraria que fica na rua principal, a Washington Street.

Laura e seu marido mudaram para Vicksburg há cerca de 8 anos, vindo da Virgínia. Compraram o espaço da livraria e montaram sua casa no segundo andar. Normalmente vamos lá uma vez por semana e sempre conversamos um pouco.

Esta semana ela nos convidou para um evento exclusivo em sua casa, após o fechamento da livraria. Duas poetisas da região iriam ler alguns poemas e autografar o livro que estavam lançando.

Foi uma noite muito interessante onde não só conhecemos um pouco mais os donos da livraria como também tivemos oportunidade de escutar boa poesia e conversar um pouco com as poetizas.

Lenore Weiss é filha de imigrantes húngaros judeus. Viveu a maior parte de sua vida adulta em Ockland e recentemente se mudou para Monroe, 80 milhas daqui. Pelo que percebi está se reconectando à sua herança judaica, inclusive estudando hebreu. Uma das poesias que leu, falando da experiência de morar ao lado de um hospital e se acostumar com o movimento e barulhos de ambulâncias indo e vindo, faz uma ligação justamente com esta herança.

So do you believe that the villagers living outside
Dachau and Auschwitz gradually ceased
to hear each train groaning into the station?
or did they listen, like me,
then go about their business?

A outra poetisa, Melinda Palacio, também é descendente de imigrantes, mas no seu caso trata-se de imigrantes latinos. Nascida na Califórnia, também se mudou recentemente, para New orleans. Seus temas abordam justamente a mistura cultural do seu estado natal, onde imigrantes mexicanos e americanos convivem lado a lado, muitas vezes sem se misturar ou entender uns aos outros.

Keep your red cowboy boots, your tattoo of the Virgen de Guadalupe,
your mother’s huipil.
When did you become so afraid of being alone?

Comprei os dois livros e coloquei na fila. Sempre estou lendo um livro de poesia, no momento estou com uma coletânea do T. S. Elliot. Elas entraram na fila.

Anúncios

Um comentário sobre “Poesia na Lorelei Books

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s