Em viagem, uma breve reflexão sobre livros

Foi-se o tempo onde a espera em uma conexão era um exercício monótono para muitos ou, como no meu caso, um exercício de peso. Explico. Nos meus tempos de conexão em Manaus ou Belém quando pegava o vôo de Santarém para Brasília, a espera era de cerca de 8 horas. Para matar o tempo, levava livros e um laptop. Sem dúvida um peso extra para carregar.

Estou agora no aeroporto de Dallas. Meus intrumentos: uma revista e um ipad mini, com um teclado wifi. Livros? Estão todos dentro do ipad, especialmente no aplicativo do kindle ou no goodreader. Jogos? Idem. Por que a revista? Para os momentos em que os dispotivos eletrônicos devam estar desligados.

E não é só para a viagem. Vou passar uma semana fora de casa, o que normalmente implicaria em 3 ou 4 livros. Não que fosse ler todos, mas sempre preciso de mais de um livro ao mesmo tempo. Afinal, não dá para ler Platão em qualquer momento, como deitado na hora de dormir ou em um engarrafamento em um taxi. Nestas horas saco um livro que não exija tanto envolvimento, como um romance. Ou não tenho muito tempo disponível, momento que recorro a um livro com partes curtas, como um livro de crônicas ou de resenhas, que não tenha continuidade entre um texto e outro.

Nesta viagem, por exemplo, estou me acompanhando de:
– The Liberal Imagination – Lionel Trilling
– Livro de Isaías (Bíblia)
– Salmos (idem)
– Caritas in Veritae (a encíclica de “economia” de Bento XVI
– The joy of reading – Von Doren

Falta um romance, eu sei. É que acabei de ler Tom Sawyer, na véspera de embarcar. Mas já estou resolvendo isso. Nada como a Amazon velha de guerra!

Em resumo, o nível de conforto que atingimos em nosso tempo é inimaginável. E talvez em nenhuma época tenhamos reclamado tanto da vida. Vai entender.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s