Exemplo de esquemas bíblicos

Continuando em meus estudos bíblicos, ontem li a passagem de sobre Jefté no livro de Juízes.

A observação de Northrop Frye de que toda literatura ocidental é feita de desdobramentos de esquemas bíblicos possui dois bons exemplos neste texto, de inegável qualidade artística literária.

Quem era Jefté? Era uma espécie de banido do reino de Gilead por ser filho de uma prostituta que vivia em Tobe junto a um grupo de bandidos ou vadios(depende da tradução). Diante da ameaça de invasão dos amonitas, os mesmos que o baniram foram buscá-lo para que os defendessem.

Quantas vezes esse esquema já se repetiu na literatura ou no cinema? Um exemplo clássico é o filme Os Sete Samurais onde um grupo de aldeões vai atrás de samurais, que eles temiam e desprezavam, para os proteger de um saque eminente de um grupo de bandidos. Ou Obi Wan indo atrás de Han Solo para os escoltar até Alderan. A ideia do esquema é um grupo indefeso procurar em um pária a defesa diante de um mal maior.

Na mesma narrativa, Jefté faz um pacto com Iahweh que se fosse vitorioso entregaria em holocausto a primeira pessoa que saísse de sua tenda ao retornar da campanha. Jefté vence e quando retorna sua única filha sai feliz para saudá-lo. Em desespero ele lamenta a promessa feita mas é consolada pela própria filha que ressalta a absoluta necessidade de cumprir a promessa, o que Jefté termina fazendo. Sem entrar na polêmica sobre se tratava de um sacrifício humano ou da castidade da filha (que deveria se retirar para uma vida de isolamento), o fato é que Jefté fez uma promessa sem pensar nas consequências pois acreditava que o sacrifício não seria seu.

Qual o esquema neste caso? Para pagar uma dívida se promete algo aparentemente sem valor, para logo em seguida descobrir o real valor do sacrifício. Até comédias românticas exploram este esquema! Quantos filmes não tem um amigo que arranja um encontro para a amiga para depois descobrir que gosta dela? Ou um pai que aceita um determinado compromisso sem saber que naquele horário surgiria algo de grande importância?

A Bíblia é, entre outras coisas, um livro de sabedoria porque mostra a condição humana no que temos de melhor e pior. Essas coisas estão tão impregnadas em nossa cultura que nem pensamos que a nossa ideia original na verdade já estava esquematizada em breves relatos como o de Jefté. Grandes autores tinham esses esquemas bem claros na hora de montar suas estórias, outros nem sabiam que estavam influenciados. Uma outra classe de autores simplesmente chegaram no mesmo esquema simplesmente observando a realidade e abrindo-se para a condição humana.

Anúncios

Um comentário sobre “Exemplo de esquemas bíblicos

  1. Adendo: pensem na política brasileira. O PT prometeu ao PSC e Feliciano uma comissão em troca do apoio para garantir o voto de parte dos evangélicos. Agora arrumou uma dor de cabeça que começa a incomodar seu aliados na CCJ. Não é o esquema da filha de Jefté?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s