O que realmente estamos enfrentando?

O paradigma dos últimos governos dizia que o aumento do consumo provocava pressão sobre a inflação, por isso os juros tinham que ser mantidos altos para segurar este mesmo consumo. Creio que a idéia era que os mais pobres gastassem e a classe média colocasse cada vez mais dinheiro na renda fixa para manter as contas do governo, diminuindo a pressão inflacionária.

O governo Dilma baixou na marra os juros. Um dos quadros que se especulava é que o governo estava deixando de cuidar da inflação. O consumo continuaria alto e sem a defesa ortodoxa do Banco Central os preços disparariam. Pois a inflação está dando sinais claros que está de volta, tanto que o governo já fala abertamente de alta de juros.

Só tem uma peça que não encaixa no quebra-cabeça. A economia está estagnada, indicando que não está havendo o consumo que se esperava.

Se a economia não está aquecida, o que está pressionando os preços? Não estaríamos diante de um fenômeno de outra natureza, baixo crescimento e inflação?

Neste caso, adiante elevar a taxa de juros?

São as perguntas que me faço e vejo pouca gente tratando do assunto. Estou na pesquisa. O que realmente estamos enfrentando?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s