Olimpíadas e Copa do Mundo

Se eu fosse o país que sediará a próxima Copa do Mundo, ficaria seriamente preocupado. O que aconteceu em Boston pode ser apenas uma amostra do que pode acontecer ano que vem no Brasil, com muito mais gravidade. Temos fatores que indicam uma vulnerabilidade muito maior do que os americanos. Espero que os nossos governantes não coloquem na natureza pacífica do Brasil a sua maior defesa. Se pensam assim, não entendem ou não querem entender, as motivações de um terrorista.

O Brasil é um país intensamente miscigenado, para tristeza dos racialistas, o que implica que nenhuma característica física chama atenção. Ao mesmo tempo, temos imenso orgulho da nossa hospitalidade, o que dificulta qualquer medida de segurança adicional. Implica que qualquer um pode andar pelo país no meio da multidão, ou seja, não tem como se concentrar esforços em determinados grupos que estatisticamente representam maiores riscos.

Para piorar, nossa característica de gestão é do tipo reativa. Primeiro acontece o fato para depois se tomar as providências. Isso deu ao brasileiro imensa flexibilidade, o que é admirado no mundo empresarial, mas nos torna muito fracos de planejamento e antecipação. Temos dificuldades de trabalhar em cenários prospectivos e já vi muita gente boa dizendo que é bobagem tentar ficar imaginar situações futuras.

Diante de uma potencial ameaça de terrorismo, e não nos iludamos, ela é real, não dá para esperar o acontecimento para preparar a reação. Os americanos foram pegos de surpresa em 2001, mesmo depois que alguns atos isolados em seu país e no mundo indicassem vulnerabilidades. Aprenderam a lição e com imenso esforço das autoridades e compreensão de parte de sua população conseguiram evitar o que parecia inevitável após o 11 de setembro. Por 12 anos não se viu um atentado no país.

A investigação pode indicar que se trata de ato de algum maluco, o que não muda o fato que a vulnerabilidade existe. E que se trata de um ato terrorista, motivado ou não por razões políticas.

É bom que o Brasil fique de olho e trate de correr para quem sabe em busca de conhecimento. A pior coisa que pode acontecer é nos convencermos que uma ato desses não pode acontecer em nosso país.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s