Internet, bem ou mal?

A internet é um bem ou um mal para a sociedade? Volta e meia me depara com esta questão que confesso me gera um certo incômodo. Quantas vezes não nos sentimos culpados pelo tempo que passamos na rede? Será a vida online menos verdadeira que a de contato físico? Faz sentido separar vida digital de vida real? Seria melhor um mundo em que internet não tivesse sido inventada como supõem alguns?

Um dos livros que li aponta os problemas de radicalização que o uso da internet pode gerar. Basicamente as pessoas se reúnem por afinidades e só conversam com as pessoas que pensam da mesma forma. Em muitos casos é exatamente o que acontece, só que ao mesmo tempo a internet possibilita alguns foruns interessantes em que pessoas que pensam diferente debatem suas idéias. O orkut, lembram dele?, tinha (ou têm, faz tempo que desativei minha conta) as comunidades que geravam interessantes e acalorados debates. Infelizmente se tornou um reduto de brasileiros e ficou evidente que a imensa maioria de meus conterrâneos não possuem a menor condição para debater qualquer coisa e não é tanto por falta de conhecimento. O problema é falta de respeito e intolerância mesmo. Vide o espetáculo grotesco que é um José Dirceu argumentando.

Já este artigo, que motivou meu post, defende que as pessoas passem mais tempo na internet. Concordo com o autor que esperar uma lavagem de carro pode ser um saco e sou um dos primeiros a usar um smart phone em uma hora destas. Só que por outro lado há evidente exagero quando várias pessoas permanecem no mesmo espaço concentradas em seus gadjets.  Também não trata de efetivamente o que as pessoas estão acessando na rede. Usar a internet como uma simples forma de escapar da realidade entediante parece contradizer a sua própria tese que a internet é tão realidade quanto ficar sentado esperando um serviço ser executado.

Acredito que a internet é uma ferramenta extremamente poderosa. Como ferramenta pode ser bem ou mal usada. Como na maioria das coisas, tudo depende do bom senso e do equilíbrio. Você pode usar o youtube para ver uma palestra sobre um assunto que te interessa, como costumo fazer, ou pode usar para ficar vendo vídeos de bizarrices. Não quer dizer com isso que só possamos usar a rede para coisas elevadas, mas que há tempo para tudo. Gosto de ver vídeos engraçados, as vezes acessar sites e blogs sem muito conteúdo, ter um pouco de diversão.

E você, em que usa seu tempo na internet? Acha que usa demais ou está na medida?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s