Celebridades vivem menos. E poderia ser pior.

Escutei hoje na rádio que um estudo (sempre tem um) aponta que as celebridades vivem menos que a média da população. Segundo a breve notícia, pesquisa feita com atores, músicos e atletas mostraram que a expectativa de vida para este grupo é menor. Não sei da seriedade do estudo, mas creio que o esperado realmente é algo assim, principalmente se considerarmos que:

  1. Em busca da alta performance atletas ultrapassam seus limites naturais constantemente, inclusive na maioria dos casos utilizando doppings. Há um preço a pagar pela intensidade do esforço físico despendido em um curto tempo de vida (alguns anos).
  2. Músicos enfrentam o problema das turnês que prejudicam uma alimentação e repouso decentes. Não há infraestrutura que substitua a tranquilidade de um lar.
  3. Artistas enfrentam rotinas de gravações e ensaios nos horários mais inusitados e muitas vezes também se deslocando bastante. O afastamento do lar por período prolongado também é um fator de desagregação com a própria família, gerando stress e preocupações.

Nem vou entrar na questão dos excessos da intemperança, além das drogas. Estas três razões seriam o suficiente para explicar uma menor expectativa de vida. E por que poderia ser pior?

As celebridades tem acesso a todo um grupo de profissionais capacitados que a imensa maioria da população não tem. Médicos de alto gabarito, fisioterapeutas, psicólogos, personal trainer, gurus particulares, cozinheiros, nutricionista e por aí vai. Imagina se tivessem os mesmos recursos da maioria da população? É de se esperar que na média vivessem ainda menos!

O que chama atenção para um último ponto. Se as pessoas comuns utilizarem as celebridades como parâmetro, como constantemente fazem, os resultados serão desastrosos. Estas referências costumam defender escolhas morais falsamente associadas com liberdades que, quando adotados por pessoas impressionáveis e sem recursos, levam a verdadeiras tragédias sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s