Sem esperanças na oposição

Do jeito que está, o PSDB hoje é um mal para a política brasileira. Seu único papel parece ser conferir alguma legitimidade e chamar de democracia o regime em que estamos vivendo, fingindo que existe uma oposição no país. Não existe. No fundo, eles endossam a esmagadora maioria dos princípios do PT. Sua principal divergência é sobre quem deveria estar no poder, só isso.

Na prática, a maior oposição que o governo sofre é de dentro da base governista, que engloba partidos e pessoas que possuem mais divergências com os pensamentos do petismo do que o PSDB. Podem procurar, as maiores derrotas do governo vieram de dentro da base, como o código florestal e a divisão do petróleo que não existe.

Não acredito que o PSDB ou o DEM possam um dia substituir o PT no governo. Chance zero. A única possibilidade que vejo é um dia algum partido da base romper com a aliança, hoje improvável, e disputar com o petismo, rachando o imenso condomínio político construído pela esquerda brasileira. Eduardo Campos? Não, não acho que seja este. Pelo menos não em 2014, a eleição mais definida da república recente.

O único problema é que quanto mais demorar para um partido como o PMDB tomar coragem para enfrentar o petismo, mais estará disputando os restos da destruição que está em curso.

Anúncios

Um comentário sobre “Sem esperanças na oposição

  1. As perspectivas para a democracia no Brasil não são boas. Não existe oposição. Os partidos que poderiam oferecer uma alternativa ao que está no poder preferem ficar presos ao passado coronelista, alguns sob as asas do PT, outro sob a guarda do PSDB. Este ultimo, na verdade, grande culpado pela atual situação, por sua falta de coragem em assumir seu passado e mostrar que aquilo que petistas chamam de “herança maldita” foi o que possibilitou que o Brasil, ainda hoje, tenha algum “ar para respirar”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s