Sobre livros e bibliotecas

Hoje fui na biblioteca pública de Vicksburg. Lembra um pouco a Biblioteca Demonstrativa de Brasília, antiga biblioteca da cidade. A nova, inaugurado a pouco tempo, não serve para muita coisa, como apontou minha amiga Gê em seu excelente post.

Apesar de estar mais arrumada e mais confortável, visualmente os acervos me pareceram semelhantes em tamanho. As duas possuem espaços separados para crianças, programação infantil. Uma das diferenças é que os freqüentadores da biblioteca de Vicksburg estavam realmente lendo e pesquisando livros, enquanto os de Brasília costuma usar a biblioteca para estudar para concursos públicos, essa praga que contribui para arrasar com a possibilidade de verdadeira educação no país, um tema que ainda desenvolverei melhor em outra oportunidade.

Resumindo a Ópera, as duas bibliotecas se equivalem. Ponto para nós?

Redondo engano. Faltou dar a vocês um detalhe importante: Vicksburg tem 30 mil habitantes!!!

Quer outro fato impressionante? O Mississippi é possivelmente o estado mais pobre e de pior índice educacional nos Estados Unidos. Brasília é uma aberração brasileira, a maior renda per capita do país e concentra a nata do funcionalismo público, a grande maioria aprovados em concursos dificílimos. 

Ambas as cidades, apesar da gigantesca diferença entre elas, possuem uma biblioteca pública de mesmo porte! Não é sensacional?

E tem gente que acha que eu sou radical por defender o fechamento imediato do Ministério dos Diplomas (também conhecido por MEC)!

Existe futuro sem educação de um povo?

Fica para reflexão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s